Blog

Como fazer o R avisar pelo telegram que bitcoin tá barato

Uma brincadeira de fazer o R enviar uma mensagem ao seu celular via Telegram quando o preço da bitcoin subir ou cair muito!

Continue lendo

Eu, a Estatística e a programação

Neste post, iniciarei uma série com algumas reflexões sobre temas que orbitam o ensino de Estatística e a importância da programação na vida do estatístico.

Continue lendo

São Paulo e o problema da mochila

São Paulo tem 12 milhões de habitantes! Nesse post, discutiremos como fazer São Paulo caber numa mochila cheia de municípios.

Continue lendo

Mínimos quadrados com restrições lineares

Às vezes a solução do seu problema está a um peteleco de uma regressão de mínimos quadrados. Neste post vamos implementar uma minimização de soma de quadrados quando os coeficientes da regressão são restritos linearmente.

Continue lendo

O melhor de 50 posts!

Nosso blog completou 50 posts e para não deixar a marca passar em branco, elaboramos um resumão do que de melhor aconteceu aqui nos últimos 5 meses.

Continue lendo

Quebrando CAPTCHAs - Parte IV: Trabalhando com a imagem completa

No último post sobre CAPTCHAs nós vimos que a segmentação das imagens é um problema complicado. O Daniel nos disse que estava trabalhando no pacote do Keras e que existia uma forma de trabalhar com a imagem completa, sem segmentar. Foi só quando ele mostrou um acerto de 100% em um CAPTCHA que fomos convencidos, e passamos a chamar esse modelo de...

Continue lendo

Regressão Logística em: a menor deep learning do mundo

Deep learning é uma grande novidade, mas há muitos mitos em sua volta que acaba espantando pessoas que poderiam usufruir e contribuir para a comunidade de analista de dados. Esse post tem o intuito de abrir um pouquinho a caixa preta para quebrar algumas dessas fábulas.

Continue lendo

Arrumando BDs: o pacote janitor

Neste post, apresentaremos o pacote janitor, uma ótima alternativa na hora de dar aquele trato na base de dados.

Continue lendo

Quebrando CAPTCHAs - Parte III: Segmentação de imagens

Digamos que você tenha uma base de dados de treino composta por N imagens com os textos classificados. Nossa resposta nesse caso é uma palavra de k caracteres, com p valores possíveis cada. O problema de modelar o CAPTCHA diretamente é que a variável resposta tem um...

Continue lendo

Salvando data.frames: uma comparação

Salvar data.frames para ler depois é uma tarefa muito comum para quem trabalha com R. Veja aqui algumas maneiras de como fazer isso de forma rápida e de forma que possa te salvar tempo na hora de carregá-lo novamente.

Continue lendo