Hospede a sua API plumber com o now

Por Daniel 31/05/2018

Neste tutorial vamos contruir uma API usando o pacote plumber e disponibilizá-la na web usando o now. Esse post foi inspirado pela dúvida do @Tadeufelipe neste tweet:

A ideia do que vamos fazer aqui é exatamente a mesma que fizemos no post Hospedando seu Shiny app no now, a única diferença é que ao invés hospedar um Shiny, vamos hospedar uma API feita com plumber. Para quem não leu o post anterior e para recapitular para quem leu, abaixo copiei a explicação simples do que é o now e o Docker.

O now, originalmente, foi desenvolvido para hospedar aplicativos feitos em nodejs e javascript, mas recentemente eles possibilitaram a hospedagem de aplicativos baseados em Docker.

É difícil explicar o que é o Docker em poucas palavras, mas ele é uma plataforma de containers que facilita a configuração e preparação do ambiente para a hospedagem de um app. Em outras palavras, você escreve em um arquivo chamado Dockerfile especificando como você quer que seja o ambiente, o que você precisa instalar, que arquivos você quer colocar lá dentro. Para este tutorial você só precisará fazer pequenas modificações no Dockerfile e não precisará entender profundamente como ele funciona.

O que é uma API?

API é um termo bem

comments powered by Disqus