Sobre

História

O grupo surgiu em 2015 para ministrar o curso "Programação em R: do casual ao avançado" no programa de verão do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Desde o começo, abraçamos a filosofia Open Source - todo material que desenvolvemos fica disponível em nossa conta do Github de forma aberta, para quem quiser usar. Acreditamos que o conhecimento deve ser compartilhado para quem tiver interesse.

Em 2016 e 2017, ministramos novamente o curso "Programando em R: Do casual ao Avançado" no programa de verão e, depois de mais de 100 alunos formados, decidimos aumentar a gama de cursos e a frequência de ocorrência para que possamos atingir muito mais pessoas com essas tecnologias, pelas quais nós somos apaixonados.

Quem somos

Athos Damiani

Estatístico pelo IME-USP, Nãrd e apaixonado por R.

Bacharel em Estatística pelo IME-USP e sócio dá XBeta consultoria. Trabalhou com modelos preditivos, extração de dados da internet e visualização/dashboards para ABJ, IBOPE, Itaú e atualmente é modeleiro na ClearSale. Ministrou cursos de verão de R do IME-USP de 2015 a 2017. Programa em R desde 2010 e se interessa por tudo ligado ao R e à estatística. Churrasqueiro.



Caio Lente

Programador, viciado em R e aspirante a cientista de dados.

Bacharelando em Ciência da Computação com foco em Inteligência Artificial pelo IME-USP e estagiário na Platipus Consultoria. Programador desde os 15 anos, começou a se apaixonar pelo R em 2016 e agora não fala em outra coisa. Metido a designer, maníaco da organização e metade texano.



Daniel Falbel

Bacharel em Estatística, trabalhando diariamente com R há mais de 4 anos.

Bacharel em Estatística pelo IME. Trabalha diariamente com R há mais de 4 anos. É interessado por tudo que tem a ver com R, Machine Learning e Estatística.



Fernando Corrêa

Nerd, Estatístico e mágico. Me apaixonei por R à primeira vista.

Bacharel e mestrando em Estatística pelo IME-USP. Consultor técnico na Associação Brasileira de Jurimetria. Usa R para tudo, mas tem interesse especial em web-scraping, visualização de dados e modelagem bayesiana.



Julio Trecenti

Doutorando em Estatística, Diretor-técnico da Associação Brasileira de Jurimetria, Vice-presidente do CONRE - 3a Região e Sócio da Erri consultoria.

Bacharel, mestre e doutorando em Estatística pelo IME-USP. Diretor-técnico da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Vice-presidente - CONRE-3a Região. Sócio da Erri consultoria - Trabalha com web scraping, consolidação de dados, visualização e modelagem, construindo modelos preditivos, APIs, pacotes em R e dashboards em Shiny. Cursos: Ministrante do curso “R: do casual ao avançado” do Programa de Verão do IME-USP - 2015 a 2017. Ministrante do minicurso “R pragmático” na semana da Estatística da UFSCar - 2015. Ministrante do minicurso “R pragmático” na semana da Estatística do IME-USP - 2016. Ministrante e coordenador do curso “Jurimetria” no Tribunal Superior Eleitoral.



William Amorim

Doutorando em Estatística e programador em R.

Bacharel, mestre e doutorando em Estatística pelo IME-USP. Áreas de pesquisa: análise de sobrevivência, modelos mistos, modelos longitudinais, modelos lineares generalizados, modelos aditivos generalizados e programação em R. Projetos de pesquisa: Etanol e a qualidade do ar na RMSP; e desenvolvimento de pacotes em R. Ministrante do curso “Introdução à análise explanatória e métodos estatísticos” do Programa de Verão IME-USP, 2016 e 2017. Ministrante do curso “R: do casual ao avançado” do Programa de Verão do IME-USP, 2015 a 2017. Escritor nas horas vagas… ou o contrário.